quinta-feira, 17 de março de 2011

Decidindo o melhor mês para casar !



Olá!!

Sei que estava falando sobre vestidos de noivas e o melhor estilo para cada tipo físico, porém recebi um pedido de uma leitora do blog solicitando que falasse sobre : " OS MELHORES MESES PARA SE CASAR?", o nome da leitora é Dayana dos Santos.

Fico me perguntando será que existe um melhor mês para se casar?! Para as que desejam casar ao ar livre um bom dia/mês para casar seria aquele que não chovesse, e nem fizesse um sol escaldante.

As tradições apontam Maio como o mês mais concorrido, seguido pelos meses de Dezembro e Setembro.

Não vou apontar aqui os melhores meses para casar, o que há são indicações de acordo com as preferências do casal. Lembro-me que para escolher o meu, fui para a internet pesquisar pelo o clima nos meses, e acabei optando por Outubro, porém na casa de festas não tinha mais vaga, e aí acabei escolhendo pelo o mês de Setembro, porque era o mês mais próximo com data disponível. Fiquei receosa porque tinha lido que o mês de Setembro chove muito, porém como o local da festa era coberto, e o local da cerimônia semi coberto deu para relaxar um pouco mais, porém para a escolha do dia acabamos optando por uma data que fosse após o nosso pagamento salarial, pois aí teríamos mais dinheiro para gastar na lua de mel.

Veja algumas perguntas que deverá fazer antes de escolher a data:
  1. Casamento ao ar livre, ou em ambiente coberto ou fechado? (sabendo isso, terá que pensar em um mês com pouca chuva para locais abertos sem cobertura, e para casamento em local coberto sem ar, escolher um mês de clima brando)
  2. O casal tem preferência por sol, clima ameno, ou chuva? (escolha um mês que combine com a resposta)
  3. O local aonde vão passar a lua de mel, no mês que escolheram para casar é considerado Alta Temporada ou Baixa Temporada? (para economizar escolha um mês que seja de baixa temporada)
  4. Eu quero a flor X na decoração e não abro mão. (escolha um mês em que a flor desejada esteja na época assim economizará, caso não, isso poderá até triplicar o orçamento final da decoração dependendo da flor escolhida)
Tem casais que dispensam essas perguntas e optam por escolher a data de aniversário de noivado ou namoro, ou data de aniversário de um dos noivos. Esta última opção eu particularmente não escolheria, e em alguns sites também não incentivam essa escolha, porém vejo muitos casamentos ocorrer nestas datas, isso vai de acordo com o estilo do casal. Uma escolha interessante seria fazer no mesmo dia do noivado.

Ainda acho que a melhor maneira de se escolher a data/mês do casamento é respondendo as perguntas acima, principalmente para quem busca economizar.

A escolha da data do casamento é um momento muito dificil que tem que se analisado com calma, e levar muitos fatores em consideração. Hoje em dia em termos de meses concorridos, isso não vale muito, a maioria das casas de festas e igrejas não possuem mais datas disponíveis para casamentos no final de semana para 2011. Pensem bastante, orem e peçam muito para que o seu grande dia seja LINDO E INESQUECÍVEL independente do sol que faça ou da chuva que caia!

Seguem mais considerações:


PELO O CLIMA:
Janeiro/ Fevereiro--> Calor intenso, e chuvas na parte da tarde.
Março/Abril/Maio -->  Tempo abafado, presença do sol inconstante, chuvas em muitos dias.
Junho/ Julho/ Agosto--> Friozinho em algumas regiões e Frio intenso nas regiões Sul e regiões serranas do Brasil, dias com temperaturas mais constantes, e baixo índice de chuva.
Setembro/ Outubro/ Novembro/Dezembro--> Transição de estação, o que provoca instabilidade no clima, ocorrendo dias de muito sol, e dias com chuva. Em Setembro a temperatura ainda fica amena, e ao longo da estação a temperatura vai aumentando. Clima ameno/ Primavera/ Estação das Flores.

PELAS AS FLORES:
Escolha sempre flores que estejam na época. Flores fora de época são muito mais caras, e podem até vir com um aspecto não tão belo.

PELA TRADIÇÃO
Maio - Mês das Noivas/ Dezembro - Mês do 13° / Setembro- Início da Primavera.

Meses que eu indico: Junho após dia o 12, Julho, Agosto, Setembro, Outubro.

Então como classificar o que é um bom mês pra você?Bom, se você quer calor, escolha as estações Primavera ou Verão e se você não quer chuva escolha Outono e Inverno
Agora se vc quer calor sem chuva só com promessa.
Dica: Para não correr o risco de estragar seu casamento maravilhoso ao ar livre, opte pela contratação de locais que possuem o local da cerimônia coberto.

Espero poder ter ajudado de alguma forma.
Mais para frente falaremos das flores...





Créditos
Texto Cristina Camilo Lima da Silva
Parte Bibliografia site casamentonocampo.com.br

3 comentários:

  1. Adorei suas dicas vou me casar ano q vem e elas me ajudaram muito a escolher a data...Brigadinha valeu

    ResponderExcluir
  2. VC TIROU TODAS AS MINHAS DÚVIDAS, MUITO OBRIGADA! 2013 PROMETE! BEIJOSSS....

    ResponderExcluir
  3. Vou me casar ano que vem, e os unicos meses disponiveis são julho e agosto. Estava com muito medo, mas você me tirou algumas duvidas. Obrigada.

    ResponderExcluir

Vou adorar ler o seu comentário!