quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As Pedras de Tropeços dos Cerimonialistas e Organizadores de Eventos!



Depois de um período ausente, vamos ao post que eu vou ter muito gosto de escrever, não só porque me atinge diretamente, mas porque pesquisando na internet pude ver que não sou a única Cerimonialista que sofro com isso!

Tente responder as perguntas a seguir:
  1. No seu trabalho você gosta que pessoas façam o seu serviço por você?
  2. No seu trabalho você gosta que pessoas a todo momento digam como deva fazer as coisas, se a principio você já sabe o que tem que ser feito?
  3. Você gosta de chegar no seu ambiente de trabalho e ver alguém ocupando o seu lugar, sem nenhum motivo aparente?
Se dessas três perguntas pelo menos uma você respondeu NÃO, é porque no fim deste post você irá concordar comigo! Mas ainda tenho mais uma pergunta:

4. Porque um casal de noivos decidem contratar o serviço de Cerimonial e Assessoria?

Vou responder essa, baseada na minha decisão ao contratar este serviço na época em que casei, e também baseado naquilo que ouço quando as noivas e noivos que vem procurar o serviço.

" Desejamos o serviço de cerimonial, porque não queremos ficar nos preocupando no dia do evento com as coisas, nem queremos que nossos familiares também fiquem, gostaríamos que todos aproveitassem a festa, inclusive nós, sem nos procurar se a bebida está gelada, se todos estão sendo servidos, ou se acabou o papel no banheiro. Queremos ter um casamento o  mais organizado possível".

Sei que tem muitas pessoas: amigos, familiares, madrinhas dos noivos que desejam muito que tudo dê certo no grande dia do casal, mas veja bem, se existe um profissional contratado para fazer com que as coisas sigam uma ordem, este profissional será o responsável. Ele juntamente com sua equipe dará suporte aos noivos, bem como os profissionais que estarão no evento, e os convidados.

O que tenho visto por aí são madrinhas que se acham A Cerimonialista (eu já fiz isso, but em casamentos que não tinham um cerimonial); Fotógrafos que querem mandar nos noivos; Donos de casas de festa que ignoram o serviço do cerimonial.

Vocês não tem idéia como isso atrapalha o serviço do cerimonialista, que tem um planejamento já montado para o evento e por muitas vezes por intromissão de alguém, pode colocar tudo a perder.
Quando fecho um serviço sempre lembro aos noivos para espalhar a notícia entre os familiares, madrinhas, e profissionais contratados que eles terão uma equipe de cerimonial, e explicar o que é propriamente este serviço. Claro que entro em contato com os profissionais já contratados, mas os noivos já fazendo um prévio comunicado fica muito mais claro quem é a pessoa responsável por reger as coisas no dia, e aí  no momento do meu contato, eles estarão mais desarmados...é, esta é a palavra: DESARMADOS, porque até então, parece que quando se fala em CERIMONIALISTA para os outros profissionais, eles já colocam um escudo, o que óbvio, não é legal para o andamento do trabalho; e quando a noiva apresenta para a amiga, ou pessoa que está bem envolvida com ela nos preparativos, eu recebo aquele olhar ameaçador e logo depois de desdém...rsrs, enquanto a noiva está empolgadíssima com a contratação de uma Cerimonialista, a  outra pessoa deve achar que está sendo substituída... quando na verdade não é nada disso.

Não sou contra a ajuda de ninguém é claro...fiz casamentos em que madrinhas se colocaram a disposição para ajudar, como por exemplo identificar parentes na hora das fotos, ás vezes eu mesma peço ajuda, mas se meter, se colocar a frente como se ali não tivesse nenhum profissional, não é a postura mais correta a ser adotada, o pior é ver este tipo de postura de outros profissionais que estão ali com o mesmo intuito: " fazer um sonho se tornar realidade, o mais perfeito possível"

Então fica a dica aos Queridos noivos, se vocês tem aquela amiga sabichona, a tia entrona, a madrinha cerimonialista, a prima estressada, já os deixem tranquilizados que no grande dia de vocês nada desses requisitos serão necessários, que todos poderão relaxar e curtir a festa, pois vocês já contraram alguém para cuidar de tudo.

E a dica para os profissionais: donos de casa de festas, fotógrafos, músicos, e etc..., o Cerimonialista não quer EMPATAR o trabalho de ninguém, só queremos cumprir com ordem e bom gosto , o desejo dos noivos para o evento deles!

Enquanto as coisas não mudam, nós da área de Assessoria em Eventos vamos lidando com esses ossos do ofício com muito bom humor, porque o "show tem que continuar..."

Esse é o meu recado...
Cerimonialistas, a luta continua...rsrs!
Bjs a todos!
Cristina.




Créditos
Imagens 2: KA Estudio